a) Planejamento, Administração e Finanças;
b) Gerência de Pavimentos e de Informática
c) Procuradores Jurídicos
d) Segurança Rodoviária, Autorização Especial de Trânsito e Troca de Multas
a) Planejamento, Administração e Finanças:
Este Grupo terá a finalidade de difundir a necessidade e a relevância da continuidade dos Grupos de Reforma Institucional dos DERs e Instituições sucedâneas Associadas, para a troca de experiências em face da nova realidade da remodelação dos órgãos públicos advinda da criação da ANTT e do DNIT. O seu objetivo básico é apresentar propostas de reformulação dos órgãos rodoviários das UFs buscando a não extinção dos mesmos bem como a motivação pessoal.
O Grupo também deverá trocar experiências relacionadas com a parte orçamentária e financeira, na busca de novos recursos, sejam de financiamento, sejam oriundos das multas de trânsito, ou de outras fontes, num tempo de tanta escassez de recursos públicos.
O Grupo deverá fomentar encontros entre os órgãos rodoviários das UFs e Instituições sucedâneas Associadas, DNIT, Ministério dos Transportes e ANTT, visando a implantação da Universidade Corporativa, cujo objetivo principal é inserir as organizações participantes numa rede mais ampla de acesso formal ao conhecimento produzido por escolas especializadas, universidades estaduais, nacionais e internacionais, que permita aos servidores a participação em atividades de atualização e de formação universitária, em nível de graduação e de pós-graduação.
O Grupo deverá promover intercâmbio entre os órgãos rodoviários das UFs e Instituições sucedâneas Associadas, buscando viabilizar programas de treinamento de seus quadros técnicos no sentido de minimizar custos e maximizar o conhecimento.
Na área de Comunicação e Marketing, o objetivo do Grupo é promover a mobilização nacional de ações junto aos Associados da ABDER; ampliando e fortalecendo, junto ao público de seu interesse, o conceito de competência institucional voltada para a oferta de produtos e serviços buscando a excelência e o bem comum da sociedade e divulgar a marca da instituição, associada ao conceito de qualidade no atendimento às demandas da população.
b) Gerência de Pavimentos e de Informática:
Este Grupo terá como finalidade dar continuidade às reuniões do Grupo de Usuários de Sistemas de Gerência de Pavimentos que existia anteriormente, para o intercâmbio de experiências sobre as novas tecnologias que estão surgindo para avaliação de pavimentos, bem como a elaboração de um planejamento global de alocação de recursos na manutenção e construção de rodovias, de forma a dar subsídios aos dirigentes nas tomadas de decisões.
O Grupo deverá promover e estimular encontros setoriais das áreas de informática e de pavimentos dos órgãos rodoviários das UFs propiciando a integração entre os técnicos e permitindo a rápida integração de todos os bancos de dados disponíveis, principalmente na área de pesquisa, tecnologia e geoprocessamento, bem como a utilização de softwares alternativos e gratuitos disponíveis.
Deverá também efetuar a troca informações entre os sistemas desenvolvidos nos Órgãos Rodoviários Estaduais, e do DF, e Instituições sucedâneas Associadas, para gerenciamento de diversos Sistemas hoje existentes em alguns órgãos e inexistentes em outros, com softwares (às vezes livres), hardwares e informatização.
Alguns Órgãos Rodoviários tiveram a oportunidade de se informatizar, com financiamento externo, mediante informações obtidas junto a este Grupo.
c) Procuradores Jurídicos:
Este Grupo deverá promover encontros entre os Procuradores Jurídicos dos Órgãos Rodoviários Estaduais, e do DF, e Instituições sucedâneas Associadas, sobre os temas de concessões, licitações, na área de trânsito, contratos, reajustamentos, questões trabalhistas e outros assuntos pertinentes à área jurídica.
d) Segurança Rodoviária, Autorização Especial de Trânsito e de Multas:
Neste Grupo deverá ser dada continuidade às reuniões anteriormente existentes, com o objetivo de trocar experiências entre técnicos do setor, no sentido de buscar soluções alternativas para minimizar os acidentes rodoviários, localizar e eliminar pontos/trechos críticos das rodovias, adequar os limites de velocidade; intensificar a fiscalização; reduzir atropelamentos; prestar serviços de socorro médico a vítimas de acidentes; desenvolver sistemas de gerenciamento; fomento à pesquisa, produção, disseminação e o intercâmbio de conhecimento sobre segurança rodoviária, divulgação de estatísticas de acidentes e padronização dos Boletins de Ocorrência.
Deverá também buscar entre os Órgãos Rodoviários Federal e das UFs, e Instituições sucedâneas Associadas, a padronização no sistema de emissão e cobrança de Autorizações Especiais de Trânsito e ampliar as discussões sobre tráfego de veículos pesados como bi-trens e treminhões, para a diminuição dos acidentes e deterioração precoce dos pavimentos e obras de arte especiais.
Deverá, ainda, promover reuniões no sentido de dar continuidade às discussões para intercâmbio de multas entre as UFs via internet e promover o SNE/RADAR, com a diminuição dos custos envolvidos na área de trânsito.
Anteriormente o Grupo de Multas teve a sua criação diante da necessidade premente de combate à impunidade de motoristas infratores fora da UF de seu domicílio. Vale ressaltar que esse Grupo conseguiu elaborar uma metodologia para intercâmbio de Autos de Infração através da internet, que serviu de modelo para o DENATRAN desenvolver a integração dos órgãos componentes do SNT.
O Grupo deverá promover reuniões entre técnicos dos órgãos associados objetivando troca de experiências em busca de soluções para o transporte de passageiros, e ações no sentido de coibir o transporte clandestino ou “pirata” e possibilitar o pleno uso da oferta de transporte coletivo, reduzindo o tráfego em veículos individuais ou de pequena capacidade.
Acreditamos que as atividades de Grupos Técnicos específicos é uma forma bastante eficaz para discutirmos problemas comuns na busca de soluções.