Palavra do presidente

Senhoras e Senhores,

A ABDER como nunca antes, manifesta total apoio aos seus Associados neste momento de múltiplas crises em que passa o Mundo e também o Brasil.

Conviver com situações como essas não é fácil para Organização alguma, e muito menos para seus servidores e funcionários que dependem destes empregos para suas sobrevivências.

Se já vínhamos com dificuldade na retomada do crescimento Nacional, agora então fica bastante comprometido o ano de 2020.

As medidas econômicas já adotadas pelo Governo Federal visando amenizar os impactos negativos na economia, servem como um alento e como uma presença vital na vida dos Brasileiros.

Sorte que o Brasil tem uma reserva de mais de US$ 350 Bilhões para suportar tal crise que ainda não sabemos as reais consequências no futuro.

Os Governos Federal, Estaduais e Municipais terão como nunca, buscar saídas inéditas para o enfrentamento da crise atual.

Saber lidar com a situação de agora será um exercício de inteligência, sabedoria, amizade e de muita estratégia para não deixar piorar a situação.

Por sermos uma economia forte, certamente teremos vantagens diversas no contexto da crise. Por exemplo no Agronegócio, onde o mundo precisará de mais comida ainda.

A Produção de Grãos, Carnes e outros alimentos além dos Minérios, poderão colaborar em muito com a retomada do crescimento do País daqui para frente.

Mas, e a Infraestrutura de Transportes e Logística ?

Mas, e os Projetos e Programas dos Governos Federal e Estaduais ?

Isso será um desafio maior ainda daqui para frente.

Sendo otimista, como sempre temos que ser, considerando uma solução da ciência para o COVID-19 em 2020, um suporte do Governo Federal aos Estados em 2020, 2021 e 2022, uma flexibilização controlada da quarentena nos Estados, uma virada no ritmo de trabalho e produção da Indústria e do Comércio, um melhor entendimento dos poderes constituídos pensando no País e muita vontade de superação, poderemos sair vivos e fortalecidos numa Nação muito rica e com vocação de crescimento.

Assim, a ABDER vive as mesmas dores que vive o Mundo. Vive os mesmos sonhos que vive o Mundo. E vive agora mais do que nunca a vontade de seguir em frente para vencer todos os desafios que nos aparece !

 

Brasília, 9 Abril de 2020.

 

ENGº RIUMAR DOS SANTOS

PRESIDENTE DA ABDER